quinta-feira, 7 de julho de 2011

Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos

Países Desenvolvidos são países que apresentam melhores condições. Essas condições são entre várias: taxa de natalidade, taxa de mortalidade, índice de escolaridade, IDH, Pib per capita, esperança de vida.

Países Subdesenvolvidos são países que apresentam baixas condições. Apesar não ser considerado como desenvolvido, o Brasil é um país Emergente, ou seja, está evoluindo gradativamente conforme o tempo, melhorando suas taxas, expectativas e índices.
Os países africanos geralmente são subdesenvolvidos, ao contrário dos países de ponta como os E.U.A. que tem muito dinheiro e boas condições.

Países Centrais e Periféricos : Os países centrais são os países do Norte, os mais desenvolvidos - como Canadá, E.U.A., Itália, França, Alemanha, Japão, entre outros. Os países periféricos são os do Sul, os menos desenvolvidos - como Argentina, Chile, Venezuela e países da África.
Apesar de estar no Sul, mais precisamente na Oceânia, a Austrália e Nova Zelândia são países Centrais, desenvolvidos.

Índice de Desenvolvimento Humano ,ou IDH é um índice que avalia as condições gerais do país. Mais precisamente, ele avalia o "nível" do país conforme suas características. O IDH vai de 0,001 atè 1,000. O Brasil tem um IDH bom - acima de 0,500 - que é de 0,699. O melhor IDH do mundo é da Noruega de 0,938. Alguns países como Canadá vem evoluindo consideravelmente seu nível de IDH, com o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário