segunda-feira, 18 de julho de 2011

America Latina

 





















 A América Latina é composta por 33 países. Se concentram todos do México para baixo. Os países mais superiores fazem parte da América Anglosaxônica (EUA e Canadá).

INÍCIO: Antes da colonização da América Latina existiam os povos pré-colombianos, mais precisamente os indígenas. No Brasil, os povos indígenas ainda vivem em áreas não muito exploradas, mas suas culturas se mesclam com as urbanas. Na região do México, viviam povos que hoje estão extintos, como os Incas, Maias e os Astecas. Estes povos tinham técnologias muito avançadas para sua época. São berço de muitas descobertas e inventos. Dominavam a Matemática e Astronomia.


quinta-feira, 7 de julho de 2011

Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos

Países Desenvolvidos são países que apresentam melhores condições. Essas condições são entre várias: taxa de natalidade, taxa de mortalidade, índice de escolaridade, IDH, Pib per capita, esperança de vida.

Países Subdesenvolvidos são países que apresentam baixas condições. Apesar não ser considerado como desenvolvido, o Brasil é um país Emergente, ou seja, está evoluindo gradativamente conforme o tempo, melhorando suas taxas, expectativas e índices.
Os países africanos geralmente são subdesenvolvidos, ao contrário dos países de ponta como os E.U.A. que tem muito dinheiro e boas condições.

Países Centrais e Periféricos : Os países centrais são os países do Norte, os mais desenvolvidos - como Canadá, E.U.A., Itália, França, Alemanha, Japão, entre outros. Os países periféricos são os do Sul, os menos desenvolvidos - como Argentina, Chile, Venezuela e países da África.
Apesar de estar no Sul, mais precisamente na Oceânia, a Austrália e Nova Zelândia são países Centrais, desenvolvidos.

Índice de Desenvolvimento Humano ,ou IDH é um índice que avalia as condições gerais do país. Mais precisamente, ele avalia o "nível" do país conforme suas características. O IDH vai de 0,001 atè 1,000. O Brasil tem um IDH bom - acima de 0,500 - que é de 0,699. O melhor IDH do mundo é da Noruega de 0,938. Alguns países como Canadá vem evoluindo consideravelmente seu nível de IDH, com o tempo.